sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Cantão de Valais


O Cantão de Valais é um cantão da Suíça. Localiza-se no sul do país, fazendo parte da zona francófona da Suíça.
Abreviatura VS
Capital Sion



Línguas faladas: francês e alemão

O cantão do Valais da Confederação Suíça, de 5.226 km ², aderiu à Confederação em 1815 e se encontra dentro da zona alpina. É atravessada pelo rio Ródano longitudinalmente ao longo de um comprimento de 120 km, entre a massa do Furka que faz fronteira com o cantão de Uri, na Suíça central, ea foz do rio entre o Lago de Genebra, perto da fronteira com a França . Em uma queda vertical de 4.200 metros, entre o lago eo Pico Dufour (4634 m) no maciço do Monte Rosa, cantão do Valais é altamente diversificada, tanto em termos de paisagens da sua economia.
No entanto, o fundo onipresente dos picos alpinos e cume coberto de neve lembra constantemente o papel importante que este canal foi jogado para o município desde a sua criação.



Geografia
O Vale do Rhône é o eixo vital da região. Relativamente recolhidos para a cidade de Brig (Goms no Valais superior), então ele se expande para formar uma planície onde o rio foi canalizado principalmente, e onde localizar as grandes cidades e indústrias Canton (Sion, da capital, Sierre, Martigny).



Economia
A economia de Valais é muito diversificada. A taxa de ocupação da força de trabalho por sector económico, são um reflexo da média nacional: sector primário de 3,3% (média da Suíça: 4%), setor secundário: 30,1% (média da Suíça: 30% sector terciário;): 59,3% (média da Suíça: 62%). A montanha atividade agro-pastoril (irrigação de canais de irrigação) e cultivos florestais associam o Vale do Rhone: cereais, forragens, frutas, vinhas nas encostas bem expostas, e tabaco.
Hidreletricidade (um quarto da produção do país, graças a grandes barragens na Dixence Grande Mauvoisin Mattmark Emosson e [franco-suíço]) permitiu o estabelecimento de muitas indústrias: eletroquímica (Monthey, Visp), metalurgia de alumínio (Chippis, Steg, Martigny), fábricas de têxteis e alimentos (destilarias de álcool). A refinaria de petróleo em Collombey-Muraz é alimentado pelo gasoduto desde Génova.
O turismo desempenha um grande papel na economia do Valais, com o inverno eo verão resorts de Crans-Montana, Zermatt, Saas-Fee, Verbier, e as estâncias termais de Leukerbad Bains (Leukerbad) e em Saillon em particular. Com uma capacidade de mais de 230 000 camas (1993), este município é um dos três cantões turísticas da Suíça, Grisões e Ticino, e totaliza 18% do país durante a noite.



No vale do Ródano, a cidade de Martigny é interessante Fundação Pierre Gianadda, que organiza exposições de artistas de alta qualidade moderna e contemporânea.
fonte

site oficial de Valais
Welcome in Valais


Valais
Cidades e vilas - 143
Número de habitantes - 291.590 habitantes
Sion - 28.510 habitantes
Martisberg - 21habitantes
Superfície - 5.186 km²
Bagnes - 282 km²
Veysonnaz - 1,1 km²
Densidade populacional - 56,2 /km²
Sion - 1.113 /km²
Zwischbergen - 1,5 /km²
Altitude média - 1.101 m

Sem comentários:

Enviar um comentário